i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD
Resumo: Apesar da grande oferta de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem no mercado, pouco se tem feito para motivar os alunos na utilização destes. Os ambientes virtuais de aprendizado têm se apresentado de forma semelhante ao longo dos anos. Como forma de suprir problemas de desmotivação e sentimento de isolamento por parte dos participantes de ambientes virtuais educacionais, e buscar diminuir as altas taxas de evasão nestes ambientes, é introduzido neste artigo, um novo conceito de colaboração, a colaboração inteligente ou i-collaboration. Este modelo passa a tratar cada usuário de maneira singular e pessoal, proporcionando a este um ambiente colaborativo de visão única, com base em suas preferências.
Abstract: Although there is an ever increasing offer of virtual learning environments in the market, little has been done to motivate students to use them. As a matter of fact, the available virtual learning environments have presented the same basic functionalities over the years, which has led to a general feeling of isolation and consequent high evasion rates. As a way of overcoming these problems, this article introduces a new concept of collaboration, the intelligent collaboration or i-collaboration. This model deals with each user individually, providing him/her with an unique view of the environment, based on hi/hers tastes.
2007