Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática
Resumo: O artigo discute as características de Objetos de Aprendizagem (OA) que favorecem a aquisição de conceitos matemáticos, a partir de dois estudos realizados com Um OA chamado Balança Interativa. No primeiro estudo, foram comparadas as estratégias adotadas por alunos de 3º. e 5º.ano durante a utilização do OA e de uma balança de dois pratos. No segundo estudo, as trocas dialógicas entre professor e alunos foram analisadas para verificar se o OA propiciava discussão sobre conteúdo matemático. Os resultados de ambos os estudos mostram quando um OA pode trazer vantagens no aspecto cognitivo (raciocínio apresentado pelos alunos) e didático (inserção no currículo).
Abstract: The paper analyses features of Learning Objects (LO) which favors the aquisition of mathematical concepts, using results from two other studies conducted by the authors using an LO called Interactive Scale. In the first study, 3rd and 5th grade students were interviewed while using the LO and a two-plate scale.In the second study, the conversation between a techer and its 7th grade students were analyzed to verify if the LO allowed for mathematical exchanges. Results of both studies show when a LO can bring advantages in the cognitive (reasoning presented by studentst) and didactical (curriculum integration) aspects.
2008