Estimulando a Participação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa
Resumo: A utilização de um ambiente virtual como mediação pedagógica requer ênfase na interação entre os sujeitos do processo educacional e, por conseqüência, na aprendizagem colaborativa. Um ambiente virtual que proporciona este tipo de aprendizagem deve incentivar os processos coletivos de construção de conhecimento. Porém, um dos problemas encontrados, é a pouca interação entre seus usuários, tornando um desafio, adotar mecanismos para estimular a participação. Este artigo propõe a aplicação de uma estratégia de incentivo ¿ mecanismo de pontuação ¿ para estimular a participação dos usuários em um ambiente de aprendizagem colaborativa. A aplicação desse mecanismo é apresentada em um estudo de caso com alunos de um curso de mestrado em informática usando o TeamWorks, cujos resultados apresentados mostraram a potencialização da participação.
Abstract: The use of a virtual environment as pedagogical mediation requires emphasis in interaction among individuals under educational process and, consequently, in collaborative learning. A virtual environment that provides this type of learning style should stimulate collective knowledge construction. However, stimulating participation among users is still a challenge. This paper proposes the application of an incentive strategy - punctuation mechanism - to stimulate the participation of users in a collaborative learning environment. The application of such mechanism is presented in a case study with computer science postgraduate students using TeamWorks. The results highlighted the stimulus to participation.
2006