Análise de portal educacional em Histologia e de recursos didáticos diversificados por estudantes de graduação para viabilizar maior eficiência no ensino presencial.

A disciplina Histologia, como introdutória aos estudos celulares, é essencial para cursos de graduação das áreas biológicas e da saúde. Para auxiliar o ensino presencial na Universidade de Brasília foi elaborado, por nossa equipe de pesquisa, um atlas virtual de imagens histológicas de acesso livre no endereço histologia.unb.br. Ao longo de dois semestres, estudantes de graduação avaliaram quantitativa e qualitativamente o uso desta ferramenta virtual no processo aprendizagem. Os alunos apresentaram boa aceitação pela ferramenta virtual, acessando-a durante as aulas presenciais e em estudos extraclasse, como complemento de aulas práticas de microscopia e como fonte de estudos para questões de avaliação da disciplina. As sugestões coletadas dos usuários foram analisadas e, em sua maioria, incorporadas na fase de aprimoramento do portal educacional.Vale ressaltar que a diversidade de metodologias educacionais aplicadas ao longo dos semestres foi muito bem aceita pela maioria dos alunos ao analisarem o impacto das mesmas nos seus processos individuais de aprendizagem. Essa opinião só fortaleceu a convicção de que não se deve empregar um só recurso didático, seja virtual ou presencial, no ensino da diversidade celular.

2014