AC3As-Web: Ambiente Cooperativo de Apoio à Avaliação de Aprendizagem Significativa na Web
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o AC3As-Web ¿ Ambiente Cooperativo de Apoio à Avaliação de Aprendizagem Significativa na Web. Este ambiente permite, de forma independente das restrições temporais e geográficas dos participantes, a interação síncrona entre os aprendizes e também a participação do facilitador através do uso de um editor cooperativo de mapas conceituais. A atividade de avaliação passa a fazer parte do processo de aprender, enriquecendo as experiências de aprendizagem. Com mapas conceituais é possível avaliar o nível de aprendizagem significativa alcançado pelos aprendizes em relação a uma unidade didática aprendida, explicitando se os objetivos instrucionais pretendidos pelo facilitador foram atingidos ou não. O AC3As-Web disponibiliza uma ferramenta, para a troca de informações entre os aprendizes e entre os aprendizes e o facilitador, e um agendador de tarefas, que será usado pelo facilitador para fornecer instruções, prazos e atribuir atividades individuais ou cooperativas para os aprendizes.
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar o AC3As-Web ¿ Ambiente Cooperativo de Apoio à Avaliação de Aprendizagem Significativa na Web. Este ambiente permite, de forma independente das restrições temporais e geográficas dos participantes, a interação síncrona entre os aprendizes e também a participação do facilitador através do uso de um editor cooperativo de mapas conceituais. A atividade de avaliação passa a fazer parte do processo de aprender, enriquecendo as experiências de aprendizagem. Com mapas conceituais é possível avaliar o nível de aprendizagem significativa alcançado pelos aprendizes em relação a uma unidade didática aprendida, explicitando se os objetivos instrucionais pretendidos pelo facilitador foram atingidos ou não. O AC3As-Web disponibiliza uma ferramenta, para a troca de informações entre os aprendizes e entre os aprendizes e o facilitador, e um agendador de tarefas, que será usado pelo facilitador para fornecer instruções, prazos e atribuir atividades individuais ou cooperativas para os aprendizes.
2002