Uso de Redes de Kohonen na Recuperação Personalizada de Objetos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Ensino de Ritmos Musicais Brasileiros
Resumo: Objetos de aprendizagem são exemplos de recursos tecnológicos utilizados para organizar e estruturar materiais educacionais digitais. Tal conceito, embora constitua uma proposta inovadora no âmbito da educação, tem sido amplamente utilizado nos sistemas educacionais atuais através da constante e crescente disponibilização dos mesmos pela Internet. O presente trabalho propõe uma arquitetura para a recuperação dinâmica de objetos de aprendizagem e apresenta, como exemplo de utilização, uma aplicação voltada ao processo de aprendizagem de ritmos musicais brasileiros. Para isso foram empregadas técnicas baseadas em Redes de Kohonen, o que possibilitou a seleção dos objetos para a constituição de recursos de aprendizagem que sejam adequados a algum fator de adaptabilidade desejável para o contexto, como conhecimentos prévios, estilos de aprendizagem ou aspectos culturais.
Abstract: Learning Objects are examples of technological resources used for organizing and structuring digital educational elements. Such concept, besides being an innovative proposal in educational area, has been largely used in nowadays¿ educational systems by being constantly, increasingly made available on the Internet. This paper proposes an architecture for dynamic recovery of learning objects and shows, as an case study, an application on learning of Brazilian musical rhythms. In order to achieve this goal, Kohonen networks-based techniques were applied, which allowed a proper selection of objects to build adequate learning resources, according to some adaptive factor, as previous knowledge, learning styles or cultural aspects.
2008