Um Estudo para Implantação de Linha de Produto de Software baseada em Componentes

A atividade de desenvolvimento de software vem enfrentando crescentes desafios em termos de diminuição de custos, esforço e tempo de chegada ao mercado, acompanhados do aumento da complexidade e do tamanho dos produtos de software. Para atender a estas demandas, novos enfoques que favoreçam o reuso de artefatos de software têm sido propostos, tais como o de Engenharia de Linha de Produto. A engenharia de linha de produto consiste em projetar, implementar e evoluir um conjunto de produtos com alto grau de similaridade entre si, de forma prescritiva, a partir de um conjunto de artefatos básicos. Empresas que desenvolvem produtos de software em um determinado domínio de aplicação podem obter ganhos significativos em termos de redução de esforço e custos utilizando o enfoque de linha de produto, desenvolvendo vários produtos similares ao mesmo tempo, ao invés de focar no desenvolvimento de um único produto por vez. \par A Engenharia de Domínio é um dos fundamentos básicos para a engenharia de linha de produto. A Análise de Domínio, que é uma das atividades da engenharia de domínio, consiste na identificação dos objetos e operações de um conjunto de sistemas similares em um domínio específico. Na literatura podem ser encontrados vários métodos de engenharia de domínio e de linha de produto; entretanto, a maioria deles tratam do estabelecimento de uma linha de produtos desde o seu início, e não a partir de componentes e sistemas baseados em componentes já existentes. Hoje já existem várias empresas que usam desenvolvimento baseado em componentes, o que facilita o estabelecimento de uma linha de produtos a partir de artefatos já existentes. \par Este relatório apresenta um estudo para a implantação de linha de produto em uma empresa de desenvolvimento de software que desenvolve produtos com alto grau de similaridade entre si, e que já utiliza o paradigma de desenvolvimento baseado em componentes. Como passo inicial para a criação de uma linha de produto foi feita uma análise de domínio, visando identificar e modelar as similaridades existentes entre os produtos desenvolvidos pela empresa. O método escolhido para a análise de domínio foi o FODA, e a ferramenta utilizada para suporte à modelagem do domínio foi o Odyssey. O objetivo deste estudo é obter familiaridade com métodos e ferramentas de análise de domínio, buscando identificar possíveis problemas e apontar soluções para a construção de uma linha de produto de software baseada em componentes pré-existentes. \par O estudo de caso apresentado foi realizado em uma empresa da área de aplicações financeiras, em Janeiro de 2006.

2009