Descobrindo Conhecimentos em Dados de Avaliação da Aprendizagem com Técnicas de Mineração de Dados

Resumo: O processo contínuo de avaliação da aprendizagem pode gerar um grande volume de dados inviabilizando uma análise meramente humana. Estes dados podem esconder informações úteis a respeito do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz e das suas reais necessidades de aprendizagem. Procedimentos automáticos ou semi-automáticos para tratamento e análise de dados podem ajudar nesta tarefa. Este trabalho descreve um estudo de caso e apresenta um modelo para a aplicação de técnicas de mineração de dados a fim de descobrir conhecimentos a respeito de um aprendiz ou de um grupo, em dados coletados através de avaliações . Espera-se com isto criar mecanismos capazes de apoiar a avaliação formativa com feedback adequado para professor e aluno.

Abstract: The continuous assessment learning process can generate a great amount of data making impracticable an human analysis. In turn, these data can hide useful information regarding the cognitive and metacognitive level of the learners and its real necessities of learning. Automatic or semi-automatic procedures for treatment and data analysis can help in this task. This paper des- cribes a case study and presents a model for the application of data mining te- chniques in data collected through assessments in order to discover knowledge regarding an learner or of a learner group. The aim is to create mechanisms able to support formative assessment with suitable feedback for teacher and students.

2006