The Use of Conceptual Maps in a Hybrid Intelligent Tutoring System
Resumo: A integração de mapas conceituais em um Sistema Tutor Inteligente Híbrido baseado em Redes Neurais Artificiais e Conhecimento de Especialista é apresentado. Mapas Conceituais são ferramentas para representação e organização de conhecimento. A manipulação ativa de conceitos é relatada pela Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Estudos empíricos, comparação entre três grupos independentes, mostraram efeito estatisticamente significativo da inclusão de mapas conceituais. Dois grupos de controle são empregados. No primeiro grupo, os usuários navegam livremente no conteúdo do curso. Navegação inteligente sem mapas conceituais é empregada no segundo grupo de controle.
Abstract: The integration of conceptual maps in a Hybrid Intelligent Tutoring System based on Artificial Neural Networks and Expert Knowledge is presented. Conceptual Maps are tools for knowledge representation and organization. The active manipulation of concepts is related to David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. Empirical studies, comparison of three independent groups, have shown the statistically significant effect of the inclusion of conceptual maps. Two control groups are employed. In the first group, users navigate freely on the course contents. Intelligent content navigation without conceptual maps is employed to the second control group of users.
2006