Controle Inteligente de Tempo Livre em Tutoria Multissessão: Concepção, Implementação e Avaliação Empírica
Resumo: Esta pesquisa propõe o controle inteligente de tempo livre (pausas) em tutoria multissessão. A estratégia de ensino apresenta o conteúdo em módulos com vídeo-aula, exercício, sugestão prática, tempo livre e exercíciode revisão. Baseado no desempenho do aluno nos exercícios, o sistema pro- posto utiliza Aprendizagem por Reforço para controlar a duração das pausas. O grupo experimental (com controle inteligente do tempo livre) foi comparado ao grupo controle (onde a decisão pertence ao próprio estudante). Resultados mostram ganhos significativos e equivalentes na retenção de conhecimento. Contudo, alunos do grupo experimental perceberam melhor o tempo livre comocomponente da estratégia de ensino.
Abstract: This research proposes the intelligent control of free time (break intervals) in multi-session tutoring. The teaching strategy presents the content in modules with video, exercise, practical suggestion, free time, and revision exercise. Based on the student performance in exercises, the proposed system uses Reinforcement Learning to control pause durations. The experimental group (with intelligent control) has been compared to the control group (where de- cisions belong to the student). Results have shown significant and equivalent gains in knowledge retention. However, students from experimental group have realized more accurately the role of free time as a component of the teaching strategy.
2009