Elicitação de Requisitos de Sistemas Colaborativos de Aprendizagem Centrada na Atividade de Grupo
Resumo: Este artigo descreve um processo de modelagem inicial de usuário e de elicitação de requisitos para o desenvolvimento de aplicações colaborativas de ensino. De uma forma geral, sistemas colaborativos são projetados seguindo proposições ad hoc de especialistas. Propomos um processo que integra um estudo qualitativo da atividade de usuários segundo framework teórico sócio-cultural associadas a técnicas de engenharia de requisitos. Como estudo de caso, apresenta-se as etapas de análise qualitativa e elicitação de requisitos de um ambiente virtual de ensino baseado em projeto para o ensino da engenharia de software.
Abstract: This article describes an initial user modeling process as well as a process for eliciting requirements for collaborative learning computer applications. Usually, collaborative systems are designed and implemented according to adhoc proposals by experts in the field. Our work proposes a design process that integrates a qualitative study of users´activity according to a socio-cultural framework together with requirement engineering techniques. As a case study, we present the qualitative analysis and the requirement elicitation of a software engineering project-based learning virtual environment.
2003