Games e saúde mental: um ambiente para favorecer processos comunicativos
Com o advento e a popularização de tecnologias digitais, estudos investigam como elas afetam a vida dos usuários. A tecnologia digital utiliza ferramentas que são aplicadas em diversas áreas. No âmbito da saúde mental, a utilização de jogos e mídias digitais vem ganhando espaço, pois profissionais e pesquisadores entendem que os games ajudam a produzir formas de divertimento, de potencialização da capacidade inventiva dos usuários que passam a construir diferentes modos de interação. Grande parte da aplicação destas ferramentas tecnológicas é influenciada pelo alto poder computacional das tecnologias mais recentes. Cenários são construídos para compor uma realidade baseada na vivência do usuário e elementos inseridos nos ambientes virtuais convidam para o estabelecimento de modos de conexão consigo mesmo e com as diversas dimensões do que designamos como realidade. A produção de modos de estar com o outro é essencial na configuração da vida humana. Tendo em vista a potencialidade dessas tecnologias, este projeto propõe desenvolver um ambiente tridimensional contendo um sistema de recomendação de ferramentas que visam estimular processos interativos, partindo da experiência em andamento que envolve crianças e jovens do CAPSi (Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência de Mossoró) e de escritos de diários de campo relacionados a um grupo de usuários que apontam para modos diferenciados de interação através de jogos digitais, diário virtual, pintura digital, fotografias e vídeos. Como resultado do projeto, esperamos finalizar uma plataforma digital capaz de favorecer modos de interação de jovens que vivem em circunstâncias diferenciadas de transtorno no desenvolvimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Karla Rosane do Amaral Demoly - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal Rural do Semi Árido - Auxílio financeiro.
2014 - Atual