Formação continuada com apoio de uma rede social na internet: Tecnologias na Prática Docente de Professores de Matemática
Vários são os desafios estabelecidos pelas inovações tecnológicas ao processo educativo e diversas são as alternativas de práticas pedagógicas que envolvem o uso das mesmas. Neste contexto, a formação de professores se apresenta como um dos mecanismos essenciais para melhorar a qualidade da educação e em nossa opinião tal formação torna-se necessária já com professores iniciantes, que apresentam lacunas e incertezas na sua formação inicial. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi construir e analisar uma proposta de formação continuada, para os egressos da licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense. A proposta foi denominada T-PROIM ¿ Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Essa visou a possibilitar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) à prática docente, a partir da perspectiva sócio-histórica. A formação contou com uma rede social na Internet (RSI), implementada com a plataforma Elgg. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por meio de um estudo de caso. Os instrumentos de coletas de dados foram questionário, entrevista, observação participante e registros dos participantes na RSI. A análise dos dados sinalizou que o processo de letramento digital é pré-condição para o alcance dos objetivos da formação e confirmou a importância do sujeito mais experiente nas interações e das relações entre os pares. A flexibilidade da formação e da configuração de recursos da RSI pelos professores foi considerada importante para o contexto educacional, pois permitiu atender particularidades de cada professor e de seu contexto docente. Além disso, a análise possibilitou identificar dimensões do capital social que contribuíram para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores, evidenciando que a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.
2013