Ambientes de Aprendizagem Virtuais para Inclusão digital de PNEE
Aplicações e investigações, em âmbito internacional, vêm revelando a importância e o potencial que as tecnologias da informação e comunicação- TIC- assumem no campo da Educação Especial. Assim, é extremamente urgente que grupos de pesquisa consolidados na área da TIC aplicadas à Educação Especial prossigam com seus estudos e investigações para viabilizar a construção de novos recursos que ampliem as alternativas de educação/formação/desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais- PNEEs, principalmente no que se refere à inclusão digital e social. Este projeto pretende contemplar esses usuários no que se refere à inclusão digital, desenvolvendo recursos de ambientes de aprendizagem virtuais que coadunam com as linhas gerais de ação, inseridas no contexto do Programa Nacional de Informática na Educação Especial- PROINESP da secretaria de Educação Especial SEESP do MEC. Como projeto de dimensões mais geral,pretende-se iniciar um processo de criação de espaços virtuais de aprendizagem que ampliem gradativamente a inclusão digital desses usuários PNEEs no contexto de interação, acesso à informação, cooperação com outros usuários, desenvolvimento de atividades educacionais,através de projetos coletivos, que propiciem apropriação dessas TIC. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Liliana Maria Passerino - Integrante / Lucila M Costi Santarosa - Coordenador / Creice Barth - Integrante / cristiani dias - Integrante / Lourenço Basso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2
2005 - 2007