Projeto de Doutorado

Todo ser humano, como ser social, vive em constante interação com o meio. Nessa interação os seres humanos se constituem como pessoas, construindo as relações que estruturam sua vida (relações sociais, afetivas, cognitivas, entre outras). Este princípio de desenvolvimento estudado por vários autores é principalmente abordado pela Teoria Sócio-Histórica como um processo dialético e complexo de inter-relações que se tecem entre o meio social e as bases biológicas. Na interação social participam não somente os sujeitos envolvidos, mas todo o contexto sócio-cultural ao qual pertencem, sendo evidenciada principalmente pela linguagem, pelo uso de ferramentas, pelas ações dos sujeitos e pelas significações atribuídas a todos esses elementos pelos participantes. A partir desse enfoque, a presente pesquisa analisa o processo de interação que se estabelece em sujeitos com autismo, a partir da mediação em ambientes digitais de aprendizagem. Concretamente analisamos os elementos relevantes que emergem nos processos de interação social e de mediação acompanhando o processo de desenvolvimento e apropriação de sujeitos com autismo mediados por ambientes digitais de aprendizagem sob o prisma da teoria sócio-histórica e teóricos do Autismo Para tanto, partimos de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e das características apresentadas no autismo, abordando as questões da intencionalidade de comunicação e autoregulaçaõ como os principais conceitos para compreensão e estudo do processo de interação social e de mediação de pessoas com autismo em ambientes digitais de aprendizagem. Com esta pesquisa pudemos contribuir na compreensão da síndrome do Autismo e da Interação Social. Assim como também contribuímos no processo de desenvolvimento de ambientes e ferramentas computacionais que apóiam o processo de interação e desenvolvimento dos sujeitos. Nos aspectos relacionados com a educação evidenciamos que é possível a inclusão digital e social de pessoas com autismo. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Liliana Maria Passerino - Coordenador / Lucila M Costi Santarosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 6

2003 - 2005