O Uso de Objetos de Aprendizagem SCORM para apoiar a Avaliação Formativa

Resumo: A avaliação formativa ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. Na Educação a Distância, a avaliação formativa tem se mostrado uma excelente alternativa, por propiciar aos professores um acompanhamento mais próximo e mais individualizado de seus alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino- aprendizagem. Nesse trabalho pesquisamos a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM para apoiar a avaliação formativa, através de seu mecanismo de rastreamento e acompanhamento. Acreditamos que o uso do SCORM é uma alternativa interessante para o apoio à avaliação formativa garantindo portabilidade e intereroperabilidade.

Abstract: Formative evaluation is still little employed in both face-to-face and distance learning courses. In distance learning, formative evaluation has proved to be an excellent alternative, since it provides teachers a closer and more individualized observation of their students and for allowing both the former and the latter to adjust the teaching-learning process. In this work we researched the use of SCORM Learning Objects to support formative evaluation through its tracking mechanism. We believe that the use of SCORM is an interesting alternative to support formative evaluation assuring portability and interoperability.

2008