Personalização em Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem em Conformidade com o Padrão SCORM

Resumo: Para uma aprendizagem de qualidade baseada na educação a distância através da Internet, é necessário que o conteúdo instrucional seja atraente, considere as características individuais do aprendiz e atenda aos padrões globalmente aceitos. O padrão SCORM inclui exigências sobre a interação do aluno com os conteúdos de aprendizagem. No entanto, embora existam alguns critérios para adaptação ao comportamento do aluno, o conteúdo é sempre exibido da mesma maneira. Este trabalho propõe a personalização do ensino em ambientes de gerenciamento da aprendizagem em conformidade com o padrão SCORM, através da associação do modelo do estudante do modelo sob a forma de estereótipo com a representação do conteúdo a ser ensinado a cada estereótipo.

Abstract: For a quality distance learning education based on Internet, it is necessary that instructional content be attractive, meets individual features and bases on globally accepted standards. SCORM standard includes requirements about the interaction of the student with the content learning. However, although some criteria are defined to adapt to student¿s behavior, the content is always displayed in the same way. This paper proposes the personalization of education in learning management systems in accordance with SCORM standard, through the association of model¿s student in the form of stereotype with the representation of the content to be taught to each stereotype.

2009