Uma Proposta para o Ensino de Engenharia de Software a partir da Resolução de Problemas
O mercado de trabalho requer profissionais que demonstrem, além de conhecimento específico, habilidades como proatividade, iniciativa, capacidade de autoaprendizagem e trabalho em equipe. Com vistas a estas características, o curso de Engenharia de Software (ES) da Instituição X, foi idealizado com base na abordagem de ensino-aprendizagem ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). Além do ensino dos conceitos e técnicas embasadoras, o curso reserva parte de seu período letivo para a prática em engenharia de software, através de componentes curriculares chamados de Resolução de Problemas. Neles, os alunos são estimulados a usarem os conhecimentos adquiridos no curso para solucionar um problema através do desenvolvimento de um sistema computacional. Divididos em equipes, eles exercitam a coordenação e o desenvolvimento do trabalho, simulando um ambiente profissional. Este artigo discute a organização e o material de apoio produzido para a disciplina de Resolução de Problemas I, que é ofertada aos alunos ingressantes da ES. Através dos retornos obtidos da turma de 2011, percebeu-se que, mesmo com uma visão preliminar do que é o curso, os alunos já conseguem perceber a importância do uso de uma abordagem de ensino-aprendizagem que os deixem mais próximos das situações que farão parte de seu cotidiano profissional.
2012