Aplicação de estratégias de construção de conhecimento em um ambiente probabilístico de aprendizagem

Resumo: Este trabalho discute a aplicaçãodeestratégias pedagógicas para a construçãodo conhecimento, em um ambiente probabilístico de aprendizagem para o domínio médico. O ambiente AMPLIA é constituído por um sistema multiagentes e utiliza redes Bayesianas paraarepresentação do conhecimento. O modelo de rede construído pelo aprendiz é comparado ao modelo do especialista e as diferenças são tratadas de acordo com estratégias pedagógicas baseadas na interação e na negociação. O objetivo é possibilitar que o aprendiz visualize a organizaçãodesuasidéias, elabore e teste hipóteses e as reavalie constantemente.

Abstract: Este trabalho discute a aplicaçãodeestratégias pedagógicas para a construçãodo conhecimento, em um ambiente probabilístico de aprendizagem para o domínio médico. O ambiente AMPLIA é constituído por um sistema multiagentes e utiliza redes Bayesianas paraarepresentação do conhecimento. O modelo de rede construído pelo aprendiz é comparado ao modelo do especialista e as diferenças são tratadas de acordo com estratégias pedagógicas baseadas na interação e na negociação. O objetivo é possibilitar que o aprendiz visualize a organizaçãodesuasidéias, elabore e teste hipóteses e as reavalie constantemente.

2002