COMO USAR ONTOLOGIAS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA MEDIADA POR MAPAS CONCEITUAIS
Ontologias são repositórios de conhecimento que podem ser utilizados em várias aplicações educacionais. Elas podem ser usadas para propósitos de navegação, adaptação, compartilhamento e co-operação. Muito pouco, contudo, existe na literatura a respeito do uso de ontologias em avaliação auto-matizada de aprendizagem. Neste artigo, mostramos como usar ontologias como ferramentas para auxi-liar a avaliação da aprendizagem significativa mediada por Mapas Conceituais (MCs). O objetivo é minimizar a carga de trabalho do professor e simultaneamente permitir práticas construtivistas em sala de aula. Adicionalmente, analisamos como ontologias e MCs lidam com conhecimento, e defini-mos alguns requisitos para o projeto de ontologias para fins educacionais. Ao final do artigo, apresentamos o CMTool, um ambiente de aprendizagem projetado para auxiliar a criação de ontologias e MCs, bem como a avaliação automatizada da aprendizagem.
2005