Tecnologias na Prática Docente de Professores de Matemática: formação continuada com apoio de uma rede

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, o objetivo geral desta tese foi construir e analisar uma proposta de formação continuada, para os egressos da licenciatura em Matemática do IFFluminense, no início de sua prática docente e, analisar a influencia dessa formação na prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM ¿ Tecnologias na Prática docente de pROfessores Iniciantes de Matemática Essa visou a possibilitar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria vygotskyana, em particular, na importância do contexto social e da mediação para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Uma Rede social na Internet, implementada com a plataforma Elgg, apoiou a formação. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e conteúdos postados na rede social na Internet. A análise de todos os dados sinalizou que a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores quanto ao uso de TIC no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

2012