Estudo sobre o processo de MEDIAAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivncia e Incluso Digital.
Descri��o: As tecnologias digitais prometem suscitar uma transforma��o radical da vida em comunidade ao permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enuncia��o coletiva, uma condi��o-chave para a constru��o de uma sociedade de plena participa��o e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindica��o das pessoas com necessidades especiais- PNEs ? no seu leg�timo direito de ter acesso � informa��o, � forma��o e, principalmente, demandando acessibilidade a espa�os digitais, adaptados as suas especificidades. Investiga��es de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da Uni�o Europ�ia) j� revelam a urg�ncia de programar a��es para enfrentar dos desafios da info-exclus�o. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ?ADA/AVA, de conviv�ncia e inclus�o, processos de media��o de PNEs entre si e com os demais, tendo como os objetivos: (1) estudar o processo de media��o entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem/conviv�ncia/ inclus�o; (2) acompanhar e observar o processo de media��o de PNEs dentro da mesma defici�ncia, entre diferenciadas defici�ncias e com os demais no contexto dos ADA/AVA; (3) utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espa�o para Comunidades de Conviv�ncia de PNEs e demais participantes; (3) mapear os processos de media��o para a teoriza��o que orientem e ampliem praticas e metodologias alternativas para a inclus�o digital e social de PNEs; (5) construir conhecimento sobre os processos de media��o de PNEs, que possibilitem a configura��o de ambientes digitais direcionados a sua autonomia e inclus�o social.A investiga��o envolver� como metodologia estudos de casos (multicasos), individuais e grupos de PNEs com diferenciadas s�ndromes/defici�ncias, de ambos os sexos, de idades diferenciadas, alfabetizados ou em processo de alfabetiza��o, prevendo-se observa��es dos mesmos, organizados em grupo.
Situa��o: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acad�mico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / Eliana Moro - Integrante / Louren�o Basso - Integrante / Edilma Machado - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient�fico e Tecnol�gico - Bolsa.
2009 - 2012