AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E INCLUSO: MEDIAO PELAS REAS DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Descri��o: Com o presente estudo, buscamos ampliar as investiga��es com diferenciadas s�ndromes/defici�ncias de PNEEs, tendo em vista os seguintes objetivos: (1)Configurar/estruturar modelos de ambientes digitais de aprendizagem e inclus�o, para o estudo de processos de media��o e/em �reas/est�gios de desenvolvimento potencial de pessoas com necessidades educacionais especiais - PNEEs, que contemplem ferramentas as quais mobilizem processos de intera��o/ conversa��o dial�gica / colabora��o ?s�ncronas e ass�ncronas- visando � inclus�o social;(2)Observar e acompanhar processos de media��o e/em �reas/est�gios de desenvolvimento potencial, de pessoas surdas, deficientes f�sicas (PC), cegos, com autismo e hospitalizadas, com graves enfermidades em situa��o de exclus�o tempor�ria, em ambientes digitais de aprendizagem e inclus�o;(3)Mapear os processos de media��o e/em �reas/est�gios de desenvolvimento potencial, considerando diferenciadas defici�ncias de PNEEs ( cegos, surdos, pessoas com paralisia cerebral, com autismo e pessoas hospitalizadas) focalizando a constru��o /teoriza��o de processos que orientem praticas pedag�gicas e metodologias alternativas para a inclus�o digital e social de PNEEs;(4)Construir conhecimento sobre os processos de media��o e/em �reas/est�gios de desenvolvimento potencial de PNEEs, com diferenciadas s�ndromes, que possibilitem a configura��o de modelos de ambientes digitais de aprendizagem e inclus�o, focalizando a acessibilidade desses sujeitos. A pesquisa envolve o estudo de casos individuais ( multicasos) e pequenos grupos de PNEEs observando e acompanhando o processo de intera��o e comunica��o em ambientes digitais de aprendizagem e inclus�o, os quais compreendem a conversa��o dial�gica s�ncrona ? chat - e ass�ncrona -e-mail, forun- , o desenvolvimento de projetos coletivos e demais atividades que o ambiente propicia ? Di�rio de Bordo, Portf�lio, Mural-, entre outros. As intera��es dos PNEEs ser�o, no m�nimo semanais, c.
Situa��o: Conclu�do; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradua��o: (3) / Especializa��o: (1) / Mestrado acad�mico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient�fico e Tecnol�gico - Bolsa / Funda��o de Amparo � Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
N�mero de produ��es C, T & A: 57 / N�mero de orienta��es: 15
2003 - 2009