Ambientes de aprendizagem virtuais: Incluso social de portadores de necessidades educativas especiais
Descri��o: Buscamos, nesta pesquisa: (1) estruturar ambientes de aprendizagem digitaisvirtuais, estudando os est�gios de desenvolvimento potencial de pessoas com necessidades educativas especiais, no processo de intera��o/ comunica��o / colabora��o / coopera��o, principalmente "on line"; ( 2) observar os est�gios de desenvolvimento potencial, no processo de intera��o entre alunos com necessidades educativas especiais, em ambientes de aprendizagem digitais/virtuais; (3) acompanhar o processo de constru��o das dimens�es cognitiva e s�cio-afetiva desses alunos , atrav�s dos est�gios de desenvolvimento potencial, em ambientes de aprendizagem digitais/ virtuais; (4) avaliar o desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo dos alunos com necessidades educativas especiais, no processo de intera��o nesses ambientes. A pesquisa envolve o estudo de casos individuais ( multicasos) no processo de intera��o em ambientes de aprendizagem digitais/virtuais, principalmente conversa��o dial�gica ( chat, videoconfer�ncias)e compartilhamento de arquivos (softwares educativos, ferramentas), n�o excluindo o processo de intera��o off-line tipo correio eletr�nico. As intera��es dos alunos com necessidades educativas especiais ser�o semanais no laborat�rio NIEE , AACD e na UFSM Espera-se obter resultados sobre os est�gios de desenvolvimento potencias dos alunos com necessidades especiais, que subsidiem metodologias de trabalho, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem digitais/virtuais (software ), desenvolvimento de novos estudos ( disserta��es e teses), considerando diferentes s�ndromes..
Situa��o: Conclu�do; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradua��o: (2) / Especializa��o: (1) / Mestrado acad�mico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador.
2000 - 2003