Novos estilos de interação em Sistemas de Gestão de Aprendizagem

Resumo: Este trabalho apresenta um Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System, LMS) de segunda geração, orientado à integração de serviços multimídia. A criação de tal ambiente foi baseada no conceito de Blended Learning, união de diferentes abordagens para a Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL, Computer Supported Collaborative Learning). Os resultados obtidos durante o curso deste projeto apontam a importância do uso de recursos de percepção social em programas de educação a distância, e também a emergência de se criar novos estilos de interação entre atores e diferentes mídias, dentro de um conjunto consistente de ferramentas.

Abstract: This work presents a second generation Learning Management System, oriented towards the integration of multimedia services. The creation of such environment was based on the concept of Blended Learning, union of different approaches for the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL). The results obtained during the course of this project indicate the importance of using social awareness¿ resources in distance education programs, and also the emergency of creating new styles of interaction between actors and different medias, within a consistent set of tools.

2008