Criação e Acompanhamento de Projetos Colaborativos no Ambiente SOCRATES

Resumo: Esse artigo aborda a criação e acompanhamento de projetos tendo como suporte o ambiente colaborativo SOCRATES. A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública municipal, na cidade de Fortaleza, com 18 alunos de três turmas do 7º ano. Os dados constaram de entrevistas com os alunos e mensagens postadas no fórum do SOCRATES, durante o desenvolvimento de um projeto. Dentre os resultados, enfoca-se a crescente interação, a qual envolveu alunos de diferentes turmas. Tais dados apontam para a importância do uso de ambientes que propiciem trocas constantes entre alunos e professores, independente de restrições temporais ou espaciais.

Abstract: This paper describes the development of projects based on a virtual collaborative environment called SOCRATES. The work was conducted in a public school in Fortaleza with eighteen 7th grade students from three classes. Data was based on interviews with students and messages shared in virtual environment while conducting a project. Among the results, one of the most important was the growing interaction among the students involving students from different classes. These results point for the importance of using environments which allow for the continuous exchange between teachers and students regard of temporal or spatial constraints.

2007