UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE REALIDADE AUMENTADA APLICADA À EDUCAÇÃO
O processo de ensino-aprendizagem, baseados em aulas expositivo-dialogadas, tendo como principal recurso didático o quadro negro e o giz, não traz atualmente atratividade condizente e coerente com o meio ao qual os alunos da educação básica estão inseridos, repleto de tecnologias e inovações. O computador teve e tem um papel decisivo na mudança desse cenário. Sua implantação na educação levou três gerações, e a quarta geração começa a surgir com a Realidade Virtual (RV). A forma de aprendizagem depende de cada pessoa, umas aprendem visualmente, outras verbalmente, algumas exploram e outras deduzem. Um exemplo de objeto de aprendizagem que necessita que o aluno faça uma abstração ou crie mentalmente um modelo para compreensão do mesmo é a fisiologia vegetal. Esta área do conhecimento aborda a anatomia das plantas, a qual não deveria mais ser ensinada apenas com o uso dos instrumentos tradicionais de ensino, pois apresenta dinamicidade e complexidade que somente podem ser visualizadas por meio de simulações. Nesse contexto a Realidade Aumentada (RA) se apresenta como ferramenta para visualização, interação e envolvimento com objetos de aprendizagem. Para tanto é objetivo deste trabalho apresentar uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de RA como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Foi criada uma interface cognitiva de RA que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores reais. Com a implementação, as interações feitas em um ambiente são replicadas para os outros ambientes, gerando um sistema fortemente aplicável à educação, pois proporciona múltiplas visualizações dos objetos virtuais sobre os objetos reais. Entende-se que ao se distribuir as interações realizadas, os usuários conseguem fazer colaboração em um ambiente de RA, possibilitando um maior nível de entendimento do conteúdo.
2008