Processos colaborativos mediados pelo computador e as contribuições da teoria da atividade

A colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios e construir conhecimentos. Neste sentido, este artigo apresenta os pressupostos teóricos da Teoria da Atividade e propõe a análise e discussão do trabalho colaborativo. Neste sentido para promover a colaboração utilizamos como estratégia pedagógica a ¿proposta de desafios¿, desenvolvidos a partir da metodologia da problematização e do modelo descrito pela WebQuest. Esta atividade baseada em desafios foi aplicada em uma escola pública localizada na cidade de Florianópolis em Santa Catarina, envolvendo duas turmas de oitava série, uma matutina e outra vespertina. A partir disso, observa-se os modos de organização dos grupos e as estratégias adotadas para superar e responder aos desafios propostos. Os resultados revelam que a divisão de trabalho destaca-se como estratégia adotada pelos grupos e a Teoria da Atividade revela-se consistente para compreender os processos desencadeados durante o trabalho colaborativo.

2010