Designer¿s Workbench©: o uso de um editor de desenhos geométricos de precisão como ferramenta pedagógica
Resumo: A proposta principal do presente trabalho foi a análise do processo pedagógico de uso do software Designer¿s Workbench© (DWB), tendo como referencial teórico básico a Teoria da Atividade e como referencial empírico os resultados de uma pesquisa desenvolvida num contexto próximo ao de sala de aula, com alunos de Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Campinas (SP). Ao longo da pesquisa de campo se procurou determinar quais possibilidades presentes no software DWB permitem a criação de um ambiente educacional significativo, voltado à aprendizagem matemática, privilegiando a construção do conhecimento e uma relação cooperativa na sala de aula.
Abstract: The main proposal of the present research was to do the analysis of the pedagogic process of use of the software Designer¿s Workbench© (DWB), having as theoretical referential the Theory of the Activity. The research was developed with students of a State Public School of Campinas (SP). The software was used during the classes of Mathematics, in the school year of 2000, and we tried to determine which existent possibilities in the software DWB allow the creation of a significant education atmosphere focusing the mathematical learning, in a context of construction of the knowledge and a cooperative relationship in the classroom.
2003