Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo evolutivo, norteado pelo método clinico piagetiano, onde quarenta crianças na faixa etária entre sete e dez anos, foram submetidas a seções de criação de textos manuscritos e digitados. Verificou-se que o uso do corretor ortográfico e o plágio de material da Internet prejudicam o desenvolvimento da moral infantil. Destaca-se o julgamento através da moral subjetiva em crianças de sete e oito anos de idade; nos indivíduos da faixa etária entre nove e dez anos, há a aplicação da moral subjetiva - segundo as intenções: conseguem diferenciar criticamente o texto digitado do manuscrito. Atribui-se ao educador a tarefa de proporcionar aos educandos, condições para desenvolver a percepção de que o seu papel no manuseio do computador é fundamental e não o contrário.

Abstract: This paper presents an evolutionary study, orientated by the piagetian clinic method, where forty children in the age group from seven to ten years old, were submitted to sections of handwritten and typed texts. We verified that the ortografico corrector use and the indiscriminate Internet use, harms the childish moral development, through the actions of plagiarizing material found in the net. We highlight the judgment through the subjective moral in kids who are seven and eight years old, for the nine and ten age group individuals, the subjective moral application exists ¿ according to the intentions: they are able to differentiate critically the typed text from the handwritten one. In the third category. The educator is attributed the task of providing the learners with conditions to develop the perception how his/her own role in handling the computer is fundamental and not the contrary.

2006