Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância numa Perspectiva Sócio-Interacionista
Resumo: Este artigo apresenta o modelo de avaliação de um Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância (EaD). Inicialmente, aborda aspectos de caráter geral que envolvem a avaliação da aprendizagem em sistemas de EaD. Apresenta estudos desenvolvidos nessa área que incluem o uso de ferramentas computacionais como instrumento de avaliação. O modelo proposto preocupa-se em considerar as interações empreendidas pelos alunos durante o curso, além de suas produções textuais individuais. Prevê, também, a coleta de dados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilite uma posterior avaliação humana pelos respectivos tutores.
Abstract: This paper presents an evaluation model for an on-line teacher preparation course. Initially, general aspects on learning evaluation for distance education systems are presented. Research in this area, including the use of computational tools, is discussed. The proposed model centers in the interactions between students-teachers and the teacher (tutor), students papers and automatically generated data from a learning management system. These data allow an evaluation by the tutor of the course.
2007