Informática e educação no ensino superior: reflexões sobre a relação com o saber de estudantes de cursos da área de computação

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou compreender as relações que estudantes do Ensino Superior estabelecem com o saber a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação ¿ TIC em sua vida acadêmica. O referencial teórico e metodológico ancora-se em estudos do campo da Sociologia da Educação, de modo especial a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. O campo de pesquisa é uma instituição de Ensino Superior comunitária e os sujeitos são 106 estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Para a coleta de dados utilizou-se o inventário de saberes, técnica de pesquisa usualmente realizada nas pesquisas sobre a relação com o saber. A análise dos dados permite concluir que os estudantes, em sua grande maioria, utilizam em suas aprendizagens as TIC, especialmente os recursos da internet. Cabe destacar que essa utilização é feita, também, em sua maioria, por iniciativa própria em detrimento da solicitação docente o que coloca esses estudantes na condição de protagonistas. Entretanto, essa condição apresenta para esses estudantes dilemas que são marcados pela ampliação das possibilidades de aprendizagem, pela facilidade de dispersão, pela necessidade de auto disciplina e pela facilidade do plágio na produção dos trabalhos acadêmicos.

2012