Uma Revisão Sistemática das Tecnologias da Web Semântica em Ambientes Educacionais

As pesquisas sobre ambientes educacionais baseados na Web têm avançado nos últimos anos, impulsionadas pela evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação. Além disso, a Web Semântica, que faz uso de ontologias e taxonomias para representar conhecimento e anotar as informações contidas na Web e permite que as informações conectadas passem a ter significado compreensível e compartilhável, por pessoas e computadores, tem despertado o interesse dos pesquisadores. Contudo, poucos trabalhos discutem, apresentam e catalogam os resultados já obtidos na comunidade. Assim, o objetivo deste trabalho foi conduzir uma Revisão Sistemática com o propósito de identificar onde e como tecnologias da Web Semântica vêm sendo utilizadas em ambientes educacionais. A busca por artigos foi realizada nas bases eletrônicas mais relevantes na área de Computação e Educação. Inicialmente, 445 artigos foram selecionados. Após a leitura e aplicação dos critérios de inclusão/exclusão restaram 92 artigos. Os resultados das análises realizadas a partir destes trabalhos fornecem um panorama sobre a aplicação da Web Semântica em sistemas educacionais e destacam a importância do desenvolvimento e/ou uso de ontologias nesse tipo de sistema. Entretanto, verificou-se que poucas ontologias estão devidamente documentadas e/ou acessíveis, o que pode inviabilizar seu reuso.

2013