O uso do blog como ferramenta pedagógica: um estudo de caso com professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Este artigo tem como objetivo investigar como professores de uma escola municipal de Fortaleza, no Ceará, contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), se apropriam e utilizam o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem com o auxílio do laptop educacional. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa e a estratégia empregada foi o estudo de caso com três professoras do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio das técnicas da observação participante e entrevista semi-estruturada. Após a análise, constatamos que as professoras não conheciam as possibilidades educacionais do blog, mas que no decorrer da investigação obtiveram avanços no uso instrumental e pedagógico da ferramenta, assim como realizaram aulas experimentais nas quais estimularam os alunos a interagirem e colaborarem em rede. Dentro deste contexto, o Projeto UCA se mostrou como uma excelente oportunidade para estimular inovadoras práticas pedagógicas por meio da filosofia da Web 2.0. Porém, para que esses avanços continuem, há a necessidade de mais formações para o uso do blog e outras ferramentas da Web 2.,0 para que as professoras se apropriem melhor destes recursos sugerindo novas metodologias e obtendo mais segurança no planejamento e na realização de aulas.
2013