A cultura escolar e a inserção das TICs: dificuldades e oportunidades
Resumo: Aspectos significativos da relação entre a inserção das TICs e as escolas de ensino básico são analisados neste texto. Baseando-se em trabalhos a respeito da cultura escolar e de sua dissertação de mestrado, a autora toma como referência experiências brasileiras relativas à introdução da tecnologia na escola e sua vivência como docente do ¿Curso de formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação¿, organizado pelo ProInfo em 2002. Nessa reflexão são consideradas as dificuldades culturais a serem vencidas para que se dê a efetiva incorporação das TICs no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que se analisam as oportunidades que esses recursos trazem para que a estrutura da escola se movimente no sentido de tornar-se uma instituição voltada à aprendizagem dos que nela trabalham e estudam.
Abstract: Aspectos significativos da relação entre a inserção das TICs e as escolas de ensino básico são analisados neste texto. Baseando-se em trabalhos a respeito da cultura escolar e de sua dissertação de mestrado, a autora toma como referência experiências brasileiras relativas à introdução da tecnologia na escola e sua vivência como docente do ¿Curso de formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação¿, organizado pelo ProInfo em 2002. Nessa reflexão são consideradas as dificuldades culturais a serem vencidas para que se dê a efetiva incorporação das TICs no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que se analisam as oportunidades que esses recursos trazem para que a estrutura da escola se movimente no sentido de tornar-se uma instituição voltada à aprendizagem dos que nela trabalham e estudam.
2003