Elementos Formadores de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os elementos formadores de uma comunidade virtual de aprendizagem (CVA). O contexto foi uma disciplina do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará ministrada na modalidade semipresencial, o qual contou com a participação de 17 alunos e o professor-tutor em um fórum de discussão. A plataforma utilizada foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR. Foram analisadas 102 mensagens à luz do conceito de ¿comunidade¿, os quais se identificaram dois elementos: papéis e colaboração. A pesquisa mostrou que os elementos constitutivos em uma comunidade presencial podem ser encontrados em uma comunidade virtual de aprendizagem, embora numa CVA os papéis desempenhados pelos membros sejam específicos de uma situação de aprendizagem.
Abstract: The study aims to identify the elements of a virtual learning community (VLC). Data was collected from 17 students of a distance learning course on a teachers´ pre-service preparation program at the Federal University of Ceara and its on-line teacher. 102 messages from a Learning Management Systems called SOLAR were analyzed based on the concept of community. The research shown that the forming elements of a community can be found in a virtual environment, even though in a VLC, the roles fulfilled by the members are specific of a learning situation.
2009