Uma aplicação do modelo Hipertômato no desenvolvimento de um ambiente de Ensino-aprendizagem de Neurofisiologia
Resumo: Este trabalho descreve a aplicação do modelo Hipertômato na concepção de um ambiente de Ensino-aprendizagem, para apoio didático via WWW, de conceitos introdutórios de Neurofisiologia. O modelo Hipertômato é um método formal, sugerido por Almeida [Almeida 2002] para especificação de Programas Educacionais Hipermídia, unificando as Teorias das Categorias e Autômatos. O protótipo, aqui apresentado, foi modelado, implementado e posteriormente testado por alunos da Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos indicaram que a modelagem Hipertômato, pela sua facilidade de aplicação e independência no domínio de aplicação, confere uma maior flexibilidade na concepção de ambientes de Ensino-aprendizagem.
Abstract: Este trabalho descreve a aplicação do modelo Hipertômato na concepção de um ambiente de Ensino-aprendizagem, para apoio didático via WWW, de conceitos introdutórios de Neurofisiologia. O modelo Hipertômato é um método formal, sugerido por Almeida [Almeida 2002] para especificação de Programas Educacionais Hipermídia, unificando as Teorias das Categorias e Autômatos. O protótipo, aqui apresentado, foi modelado, implementado e posteriormente testado por alunos da Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos indicaram que a modelagem Hipertômato, pela sua facilidade de aplicação e independência no domínio de aplicação, confere uma maior flexibilidade na concepção de ambientes de Ensino-aprendizagem.
2002