Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em busca de novos modelos pedagógicos
Coexistem, hoje na Internet, várias propostas e modelos de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA s) que abrigam cursos de alunos, formação de profissionais e professores. Uma característica atual destes cursos a distância, tem sido um grande aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos, em detrimento dos aspectos pedagógicos. Nesses ambientes na WEB, observa-se uma "sofisticação" de emprego de metodologias de massa, centradas em modelos lineares de treinamento. As avaliações, ainda que automatizadas, restringem-se a utilização de dados quantitativos do desempenho dos aprendizes. Assim, mostra-se necessário o desenvolvimento de novos modelos de ambientes para formação de alunos do ensino pré-escolar, fundamental, médio e cursos superiores, professores em formação continuada e profissionais de diversas áreas, que permitam a aplicação de metodologias interativas e problematizadoras, bem como o acompanhamento e a avaliação qualitativa dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem continuada. No presente projeto, a expressão AVA é entendida como um espaço na Internet formado pelos sujeitos, suas interações e as formas de comunicação que se estabelecem através de uma plataforma de software (infra-estrutura tecnológica composta pelas funcionalidades e interface gráfica), tendo como foco principal a aprendizagem. Com isto, pode-se dizer que os ambientes virtuais de aprendizagem são fundamentados por aspectos: epistemológicos (como o usuário constrói seu conhecimento), tecnológicos (suporte computacional infra-estrutura) e metodológicos (prática didático-pedagógica). Nesta perspectiva, é preciso considerar alguns aspectos que devem fazer parte da plataforma, como: ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, recursos para publicação de material e transferência de dados e ferramentas para registro da trajetória do sujeito a fim de realizar sua avaliação de forma tanto formativa quanto somativa. O propósito deste projeto é pesquisar e desenvolver ambientes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Alejandra Behar - Integrante / Daisy Schneider - Integrante / Alexandra Lorandi macedo - Integrante / Daiane Costa - Integrante / Daniel Correa - Integrante / Bernardo Frederes Kramer Alcalde - Coordenador / Cristina Alba Wildt Torrezzan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4
2007 - 2009