EDUCAÇÃO PERMANENTE DE SENIORS: MAPEANDO COMPETÊNCIAS PARA A INCLUSÃO DIGITAL
A perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população representa novos desafios em termos de tecnologias, tanto para as políticas públicas, como para os próprios indivíduos. Neste processo, discutir uma educação permanente durante o envelhecimento é fundamental. A inclusão digital de idosos pode vir a ser uma forma de inclusão social. Nesse sentido, surge a necessidade de investigar qual o referencial metodológico necessário para desenvolver competências que permitem uma inclusão plena das pessoas mais velhas na sociedade. Portanto, o objetivo principal deste projeto é mapear as competências desenvolvidas em cursos de inclusão digital para idosos. Para isso, a pesquisa será realizada a partir de uma abordagem quati-qualitativa, composta por cinco etapas recursivas: (i) desenvolvimento do referencial teórico; (ii) construção dos materiais educacionais digitais;(iii) oferecimento do curso de inclusão digital; (iv) construção da matriz do mapeamento das competências; (v) discussão e análise dos dados coletados Almeja-se (re)construir teórico pertinente sobre as competências na inclusão digital de idosos, de modo a proporcionar uma educação permanente através do uso crítico das tecnologias de informação e comunicação. Por fim, acredita-se que os resultados deste estudo servirão de base para futuras pesquisas na identificação de competências desenvolvidas ou aprimoradas para o domínio tecnológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Alejandra Behar - Coordenador / Leticia Machado - Integrante / Johannes Doll - Integrante / Tássia Priscila Fagundes Grande - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual