Representação Tridimensional de Estereótipos de Aprendiz em Exercícios de Solução de Problemas Pouco Estruturados
Resumo: Como Modelar Aprendizes para o desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes para atividades instrucionais baseadas na solução de Problemas Pouco Estruturados é ainda uma questão em aberto. A dificuldade na representação desse modelo está na falta de estereótipos de aprendizes. Problemas Pouco Estruturados são problemas que carecem de estruturação, não possuem resposta correta e não é conhecido o método como os aprendizes o resolvem. Pode-se especular que essas características tornam a tarefa de definição de estereótipos e modelos de aprendizes uma questão de elevado custo. Este trabalho apresenta um modelo de aprendiz definido em três camadas distintas. Esse modelo é baseado no conceito de Convergência e Divergência de idéias ou conceitos. O objetivo principal do modelo de estereótipos apresentado é o seu uso em Sistemas Tutores Inteligentes baseados em Problemas Pouco Estruturados.
Abstract: How to model students to develop Inteligent Tutor System based on ill-structured problems instrucional activities is still an open question. The main difficulties to represent this model is that there isn¿t student¿s stereotypes to aid this task. Ill-Structured Problems are problems that doesn¿t have structure, in many times they don¿t have correct answer and nobody knows how students answer these type of problem. We can speculate that these aspects turn the task of student¿s stereotypes definiton and students models a highly cost journey. This paper presents a stereotype of student model based on three dimension. This research is based on Convergence and Divergence ideas and concepts. The main purpose of this paper is scaffold the definition process of Inteligent Tutor System based on Ill-Structured Problems.
2009