PROPOSTA METODOLÓGICA PARA CRIAÇÃO DE ROTEIROS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA APLICAÇÃO EDUCACIONAL

O objetivo central do trabalho consiste em apresentar uma metodologia para a criação de roteiros educacionais baseados em realidade virtual. A metodologia é definida através de um conjunto de regras a serem seqüencialmente seguidas na criação de um micromundo virtual. A fundamentação computacional para a criação da metodologia é uma adaptação de uma técnica de modelagem da área de Engenharia de Software chamada use-case [1]. Uma use-case representa um curso de eventos iniciado por um ator. Tais use-cases tem como objetivo especificar as interações entre os atores e o sistema. A metodologia está associada a um modelo de interação usuário-mundo virtual, composto de cenários, eventos, objetos e atores. Os cenários descrevem as relações entre os componentes de uma cena. Os objetos são figuras modeladas em três dimensões. Os eventos são as ações realizadas pelos atores ao interagir com os objetos ou com outros atores. Neste trabalho foi criado um mundo virtual para exemplificar a aplicação da metodologia proposta. O tema deste mundo foi o ensino de astronomia para crianças, baseado na obra ¿Viagem ao Céu¿, de Monteiro Lobato. Interagindo com o mundo, os participantes tornam-se atores de uma história que se desenrola, na qual suas ações vão modificar a história à medida que ela acontece. A perspectiva é fornecer ferramentas computacionais para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos ao utilizar os mundos virtuais; a concepção teórica está fundamentada nas teorias da Psicologia da Criatividade [2] e na Psicologia Cognitiva de J. Piaget [3]. Dentro desta abordagem, os estudantes tornam-se aprendizes mais ativos, pois o sistema requer deles a tomada de ações e decisões. Além disto, os estudantes tendem a ser mais do que meros observadores, já que estes ambientes exigem uma ativa participação e um alto nível de interação, servindo como instrumento de apoio à aprendizagem e, ao mesmo tempo, de entretenimento.

1999