Uma Aplicação da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky para construção de um Modelo de Aluno

Resumo: O objetivo deste artigo é descrever uma aplicação da teoria sociointeracionista de Vygotsky para a construção do modelo de aluno. Utiliza-se como aporte da Ciência da Educação as principais idéias envolvendo mediação, zona de desenvolvimento proximal e formas de suporte referenciadas na teoria sociointeracionista de Vygotsky. Sob o ponto de vista de Ciência da Computação buscou-se utilizar a abordagem envolvendo agentes pedagógicos dentro de ambientes de ensino-aprendizagem. A possibilidade de utilizar habilidade, competência e confidência como parâmetros do modelo do aluno mostrou-se uma abordagem interessante para definir o diagnóstico cognitivo. Do ponto de vista da Ciência da Computação, este trabalho amplia o conjunto de resultados no que concerne às potencialidades da arquitetura BDI, que se mostra bastante promissora para a modelagem de agentes pedagógicos.

Abstract: This paper presents Vygotsky sociointeracionist theory application to build a Student Model. This approach uses the concept of Zone of Proximal Development ¿ ZPD -, mediation and support, based on Vygotsky theory. From a Computer Science point of view this work uses an approach of pedagogical agents in educational environment. A multiagent architecture has been proposed to support the functionalities and requirements associated to a computational environment. The possibility of using skills, competencies and confidence to parameterize the student model is a new approach to define cognitive diagnosis. The computational contribution of this work is to enhance the set of results regarding the BDI architecture potentialities. This approach shows very suitable to model pedagogical agents.

2003