Uma ferramenta para ensino de Geometria Dinâmica na Internet: iGeom
Resumo: Neste artigo discutiremos o papel de destaque que a Geometria Dinâmica (GD) tem adquirido no contexto do ensino da Matemática e da Geometria assistida por computador e apresentaremos um programa de GD, o iGeom, e como este programa pode contribuir neste esforço. A primeira contribuição é a sua forma de distribuição, o iGeom pode ser descarregado gratuitamente da Web. Outra contribuição que discutiremos é como soluções geométricas podem ser vistas como algoritmos e como é possível implementar algoritmos geométricos com laços repetitivos, de modo automático, no iGeom. Vale ressaltar que o iGeom já está sendo utilizado em cursos e disciplinas do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
Abstract: In this work we discuss the central role played by Dynamic Geometry (DG) in the context of teaching Mathematics and Geometry aided by computer. We also present a program of DG, the iGeom, and some guidelines of how iGeom can contribute to this effort. One of its contribution is that iGeom can be freely downloaded from Web. Other contribution that we discuss is how geometric solutions can be viewed as algorithms, and how geometric algorithms, with repetitive steps, can bee implemented in an automatic fashion. It is important to note that iGeom is already in use as supporting tool for disciplines and in the Institute of Mathematics and Statistics of the University of São Paulo.
2003