Uma ferramenta para avaliação de ambientes e-learning quanto aos aspectos da acessibilidade visual
Resumo: A acessibilidade na informática consiste em propiciar a qualquer indivíduo oportunidades de usar os recursos que o computador oferece, eliminando assim as barreiras tecnológicas existentes na interação humano- computador. Diante disso, a presença dos aspectos de acessibilidade em Ambientes E-learning (AEs) é imprescindível, pois torna o seu acesso irrestrito e incondicional a qualquer usuário. Neste contexto, apresenta-se um conjunto de itens a serem questionados para averiguar a presença dos critérios de acessibilidade, focados na deficiência visual nos AEs. Espera-se com este, facilitar a utilização dos ambientes virtuais tanto pelos formadores quanto por aprendizes com necessidades especiais visuais. Este trabalho colabora para o direcionamento de uma sociedade pautada nas premissas de inclusão social e digital, onde o acesso à informação se faz necessário e constante.
Abstract: The accessibility in computing provides an opportunity for all to use the resources that the computer has to offer, eliminating the technological barriers existing in human-computer interaction. Therefore, the presence of accessibility in E-learning Environments (AEs) is vital, because makes its unconditional and unrestricted access to any user. In this context, a set of item is presented to be questioned to inquire the presence of the criteria of visual accessibility in the AEs. This work collaborates for the aiming of a society based on the premises of social and digital inclusion, where the access to the information if makes necessary and constant.
2008