Um Assistente Inteligente para o Ensino das Seções Cônicas

Resumo: Sistemas Tutores Inteligentes (STI) caracterizam-se por possibilitar instrução personalizada. O presente trabalho apresenta os elementos constituintes de um STI que está sendo desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta auxiliar de disponibilidade livre para a educação matemática do Ensino Médio, especificamente para um tópico do conteúdo de Geometria Analítica - as Seções Cônicas. Nesse sistema dá-se ênfase às estratégias de ensino e à interface, devido às características do domínio. Para elaboração do domínio foram pesquisadas características do livro didático brasileiro da Matemática do Ensino Médio, sistemas de computação algébrica (CAS) e sites relativos a esse tópico da Matemática.

Abstract: Intelligent Tutoring Systems (ITS) are characterized by making possible personalized instruction. This paper presents the constituent elements of a ITS that it is being developed with the objective of being an auxiliary tool for the mathematical education of the High School, specifically for a topic of the content of Analytical Geometry - Conic Sections. In that system he feels emphasis to the teaching strategies and the interface, due to the characteristics of the domain. For elaboration of the domain they were researched characteristics of the High School Brazilian text book, computer algebra systems (CAS) and relative sites to that topic of the Mathematics.

2003