O olhar do estudante do ensino fundamental e médio sobre o ritual escolar: em busca do melhor recurso de registro digital da minha história em face do cotidiano da minha escola

Este projeto de pesquisa congrega dois projetos de Iniciação Científica Júnior, registrados junto à FAPES, para desenvolvimento junto às escolas EEEFM Alfredo Lemos, localizada no distrito de Itaimbé, município de Itaguaçu, neste Estado, Número do Processo FAPES: 44867620/09 Termo de outorga: 014/2009, e EMEF Álvaro de Castro Matos, em Jardim da Penha, Vitória, Número do Processo FAPES: 44867611/09 Termo de outorga: 013/2009, nos termos do Edital FAPES/CNPq nº 0010/2008, com cronograma de execução entre maio de 2009 e abril de 2010, sob a coordenação do professor Dr. Orivaldo de Lira Tavares, do Departamento de Informática, do Centro Tecnológico. Os referidos projetos envolvem a participação de cinco bolsistas de cada uma das escolas mencionadas: três alunos do ensino fundamental e dois do ensino médio da EEEFM Alfredo Lemos; cinco alunos da EMEF Álvaro da Costa Matos. Envolve também dois monitores, estudantes da UFES, um do Curso de Letras-Português e outro do Curso de Engenharia e Computação. A participação do LIEd/DI/CT/UFES se faz por meio do Prof. Orivaldo de Lira Tavares, da equipe de professores/pesquisadores desse laboratório, que coordenará os projetos de pesquisa referidos e participará da indicação, implantação, acompanhamento do uso e avaliação de recursos digitais que dêem suporte às interações entre os bolsistas, monitores e professores participantes dos projetos PBICjr/FAPES, bem como das decisões sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas e a metodologia a ser adotada. URL: http://lied.inf.ufes.br/moodle. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Orivaldo de Lira Tavares - Coordenador / Santinho Ferreira de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 9

2009 - 2010