Uma Ferramenta de Autoria de Materiais Instrucionais com Símbolos Matemáticos Acessíveis a Deficientes Visuais

Resumo: O avanço das políticas de inclusão social tem conduzido às salas de aula do Sistema Educacional um número crescente de portadores de necessidades especiais. Os softwares leitores de tela, que reproduzem um texto escrito no formato de áudio, são exemplos de excelente suporte para o aprendizado dos deficientes visuais. No entanto, os leitores de tela não estão aptos a reproduzir símbolos matemáticos exigindo para o deficiente visual o suporte de uma pessoa com visão normal ou o uso de recursos em Braille. Esse artigo tem por objetivo apresentar uma ferramenta para elaboração de material instrucional que contenha símbolos matemáticos, sendo estes convertidos automaticamente para o formato texto, que pode ser reproduzido pelos leitores de tela. Além disso, a ferramenta também gera o mesmo conteúdo no formato MathML que pode ser visualizado na forma simbólica pelos estudantes com visão normal.

Abstract: Advances of social inclusion politics has lead to classrooms of the Educational System an increasing number of people with special needs. The Technological advances also have produced benefits to support the learning of this group of population being Screen Readers¿ Software that convert a written text into an audio format are excellent support for visual deficient¿s learning. However, Screen Readers are not able to reproduce mathematical symbols demanding for a visual deficient the support of a person with normal vision or the use of resources in Braille. This article aims to present a tool for authoring instructional contents with mathematical symbols, being these automatically converted for the text format, that can be reproduced by Screen Readers. Moreover, the tool also generates the same content in MathML format and can be visualized in symbolic form for students with normal vision.

2008