Aprender e ensinar com as TDICS: sobre tendências, dilemas e perspectivas
A proposta de pesquisa tem por objetivo investigar práticas pedagógicas e de gestão, com foco na sala de aula, bem como o da formação de redes de pesquisa. A pesquisa abarcará três dimensões do trabalho escolar: a metodológica, aquela possível de observar outros fazeres no trabalho pedagógico; a da aprendizagem mediada pelas TDIC; e da aproximação, ou não, da lógica da escola determinada por espaços e tempos com contornos estritos e a lógica da rede, mais fluída, desterritorializada e atemporal. Além disso, propõe-se ainda apoio à criação de uma Rede de pesquisadores sobre o tema das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ? TDIC ? na Educação em Mato Grosso, viabilizando recursos que apoiem a troca de experiências entre diferentes instituições que participam e promovam a implementação de propostas de uso das dessas tecnologias nos processos de formação no estado. Com base em abordagem qualitativa, as investigações serão desdobradas por meio de diferentes metodologias: estudos exploratórios, descritivos ou analíticos a depender dos objetivos indicados. O trabalho será desenvolvido pelo grupo de pesquisa denominado LêTECE ? Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UFMT. Esperam-se contribuições em duas dimensões: a relacionada a reflexões sobre usos e significados do trabalho com as TDIC nas e pelas escolas; e outra de caráter mais instrumental com apoio à criação de uma Rede de pesquisadores em MT sobre a temática antes mencionada. PROPEq/UFMT. Registro: 540/CAP/2013; período de out. 2013 a out. de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Cristiano Maciel - Integrante / Katia Morosov Alonso - Coordenador / Vinícius Carvalho Pereira - Integrante / Danilo Garcia da Silva - Integrante.
2013 - Atual