Um Sistema para Integração Disciplinar e Gestão Continuada da Aprendizagem

Resumo: Este trabalho apresenta um ambiente para visualização integrada de um curso de graduação e acompanhamento da aprendizagem dos alunos durante sua formação. O curso é representado, a partir de sua ontologia, na forma de um banco de dados relacional. Sobre o banco de dados é construído um sistema que atende instituição, cordenação, profesores e alunos; cada qual com acesos e tarefas específicos. O acompanhamento da aprendizagem de cada aluno é realizado através da anotação do seu estado cognitivo representado por um conjunto de NACs (nível de aquisição de conhecimento) que medem a sua aderência a um determinado conceito.

Abstract: This project presents a proposal of an environment for integrated visualization of an undergraduate course and continued learning evaluation. The course is represented, from its ontology, in the form of a relational database. The database is the core of a system that wil be used by profesors, students and cordination, each one with specific tasks and aces level. The learning monitoring of the students is acomplished by the anotation of their cognitive state through the use of a knowledge gain level measure specified for each concept that is taught.

2004