Aprendizagem e Comunicação Matemática em Ambientes Virtuais: Uma Experiência com o Cálculo Diferencial
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência realizada com uma turma de Cálculo Diferencial, em modalidade presencial, na qual se buscou ampliar os momentos de aprendizagem em sala de aula com momentos de interação virtual, por meio da utilização do ambiente virtual de aprendizagem ROODA. O ROODA possui um editor para comunicação científica on-line, denominado ROODA Exata, que permite a edição de fórmulas em suas ferramentas de interação. Assim, este ambiente foi sugerido para a turma como um meio de apoio extraclasse, constituindo um espaço para resolução de problemas, trocas de ideias e tira-dúvidas.
Abstract: This article presents an experiment conducted with a class of Differential Calculus, in the presential modality, which sought expanding the moments of learning in the classroom with moments of virtual interaction, through the use of virtual learning environment ROODA. ROODA has an editor for on-line scientific communication, denominated ROODA Exata, which allows the editing of formulas in their resources of interaction. Thus, this environment was suggested as extra class support, providing a space for resolution of problems, exchange ideas and get questions.
2009